CARTA DE PRINCÍPIOS
Nós, organizações da sociedade civil que atuamos com políticas públicas relativas a Assistência Social na cidade de Salvador, estado da Bahia somos signatárias do Fórum Municipal de Entidades de Assistência Social que será regido pela seguinte carta de princípio.
-
Unir, fortalecer e ressignificar as ações ligadas ao setor, contribuindo para o aperfeiçoamento da cultura, dos sistemas legais, das políticas públicas e das práticas institucionais.
-
Valorizar a ética e os direitos humanos por meio de ações que estimulem a inclusão, o protagonismo e o respeito à diversidade como elementos formadores de nossa ação.
-
Defender o trabalho em rede, o compromisso público com o empoderamento e protagonismo do usuário, autonomia político-institucional e a consciência plena da relevância social das entidades de atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos.
-
Repudiar qualquer tipo de manifestação preconceituosa contra entidades sem fins econômicos, bem como contra os seus usuários, colaboradores e voluntários.
-
Vislumbrar um futuro no qual a construção e a implementação de políticas públicas serão baseadas em alianças estratégicas entre estado e sociedade civil a partir da valorização de conquistas institucionais, do respeito às culturas organizacionais de quem tem história no apoio e defesa de direitos dos usuários e consecutivamente no seu campo de atuação.
-
Compreender nosso papel em defender as conquistas republicanas, tais como: o controle social das políticas públicas, a transparência em todos os níveis de gestão e o reconhecimento da expertise técnica, como pilares estruturantes para a concretização de ofertas públicas, sejam elas estatais ou não.
-
Compreender aDEMOCRACIAcomo espaço que atendam aos anseios da população, garantindo a democracia como princípio imprescindível para alcançarmos os nossos objetivos individuais e coletivo;
-
Concretizar um ambiente onde as condições de vida sejam menos desiguais compreendendo que a justiça social é um dos principais pilares e caminho
-
Nosso trabalho mesmo que ainda bastante localizado transpira justiça social, seja na garantia de direitos fundamentais a pessoa humana ou em sua própria emancipação política e social;
-
Demarcar nosso papel enquanto setor que tem demasiada responsabilidade em promover ações que contribuam e impactem na vida de nossos cidadãos
-
Articular a permanente realização de ações em conjunto em torno das nossas causas serão fundamentais para a construção de uma sociedade diferente, onde pouco espaço existirá para as ações isoladas.
Por fim, nos organizamos para que nossa visão de futuro seja compartilhada amplamente com a sociedade, contribuindo para a disseminação de valores virtuosos e de práticas sociais articuladas e solidárias.
Salvador/BA Fevereiro de 2022